sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
bannerAbs

Notícias / Nacional

Coreia do Norte pode atacar inimigos lançando mísseis com gás sarin, alerta Abe

14/04/2017

09h27



Fonte: Reuters

Tóquio - A Coreia do Norte pode ter a capacidade de lançar mísseis equipados com gás sarin, disse o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe nesta quinta-feira (13), em meio a preocupações de que o recluso país conduza seu sexto teste nuclear ou mais lançamentos de mísseis.

"Há uma possibilidade de que a Coreia do Norte já tenha capacidade para disparar mísseis com sarin como ogivas", disse Abe em uma sessão parlamentar.

"Obviamente é necessário discutir que tipos de medidas de contenção devem ser adotados, partindo da situação real. Penso que devemos sempre avaliar as diferentes opções quanto ao que o nosso país deve empreender", declarou o primeiro-ministro.

O gás sarin, altamente letal, foi utilizado pela seita Aum Shinrikyo (Verdade Suprema) no ataque ao metrô de Tóquio em 1995, quando 13 pessoas morreram e milhares sentiram seus efeitos.

As declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, de que todas as opções estão sendo avaliadas para deter a Coreia do Norte, seguidas por um ataque de mísseis contra uma base aérea na Síria, suscitaram preocupações em Tóquio.

As tensões na península coreana aumentaram com o programa de testes nucleares e de mísseis de Pyongyang, com os Estados Unidos avisando que poderia tomar medidas unilaterais e enviando navios de guerra da Marinha para perto da península coreana em uma demonstração de força para dissuadir mais testes.

O Japão, na qualidade de aliado dos EUA, não poderá deixar de apoiar qualquer medida adotada por Washington em relação à Coreia do Norte. No entanto, os japoneses entendem que o seu território será alvo de atos de retaliação por parte de Pyongyang.

Mais cedo, a imprensa local relatou que as autoridades japonesas exigiram consultas preliminares obrigatórias dos EUA no caso da possibilidade de um ataque preventivo contra o país do líder Kim Jong Un.

A Coreia do Norte comemora o 105º aniversário de nascimento do fundador do Estado, Kim Il Sung, no próximo sábado, a maior data nacional do país chamado "Dia do Sol". Os líderes têm usado a data para realizar testes de armas.

A Coreia do Norte lançou vários mísseis este ano, o mais recente em 5 de abril, quando disparou um míssil balístico para o Mar do Japão. Também realizou seu quinto teste nuclear em 9 de setembro de 2016.

Veja também:
© Copyright 2012 BASTOS JÁ. Política de Privacidade | by designer - E.I.G Soluções