domingo, 20 de Janeiro de 2019
bannerAbs

Notícias / Local

Horário de verão encerra em meados de fevereiro

09/01/2019

06h38

Por Bastos Já – com informações do Jornal Diário de Tupã e Agência Brasil

O horário de Verão 2018/2019, que entrou em vigor em 4 de novembro do ano passado, encerra às 23h59 do dia 16 de fevereiro próximo. Daqui há 39 dias os bastenses e demais brasileiros moradores de 10 estados e Distrito Federal deverão atrasar uma hora os ponteiros de seus relógios.

No total serão quase quatro meses com os relógios adiantados em uma hora, nesta 43ª edição do horário de Verão no País. A primeira vez ocorreu no Verão de 1931/1932. A medida é adotada com objetivo de estimular o uso consciente de energia elétrica e, consequentemente, economizar.

Ajustar o relógio

No horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A medida permite aproveitar melhor a luminosidade natural, aliviando as condições de operação do sistema elétrico em um dos períodos de maior demanda, entre 18 e 21 horas.

O horário de verão evita de coincidir o uso de chuveiros e geladeiras pelos cidadãos, ao mesmo tempo em que ocorrem as atividades de comércio e indústria, com o acionamento da iluminação pública, e dessa forma alivia as condições de operação do sistema elétrico, segundo o governo.

Veja também:
© Copyright 2012 BASTOS JÁ. Política de Privacidade | by designer - E.I.G Soluções