sábado, 25 de Outubro de 2014
bannerAbs

Notícias / Regional

Araçatuba: Ibama libera abate controlado de javaporco e javali na região

07/04/2013

 

12h10

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) liberou este ano a caça controlada de javalis e de seu híbrido com o porco doméstico, o javaporco.

Na região de Araçatuba, o bicho causa prejuízos à agropecuária, meio ambiente e risco de acidentes com o ser humano.A regra vale desde fevereiro, quando instrução normativa do Ibama considerou os javalis e javaporcos como animais exóticos, invasores e nocivos. Assim, autorizou o controle populacional deles por meio do abate, da captura seguida de eliminação e da eliminação direta, incluindo uso de arma de fogo.

Mas só quem tiver inscrição junto ao Ibama poderá caçar. O interessado deve previamente inscrever-se no CTF (Cadastro Técnico Federal), pelo www.ibama.gov.br.

Quem for caçar com armas deve protocolar a declaração na unidade do Ibama. Mas o uso de arma de fogo só poderá ser feito com autorização do Exército Brasileiro. Quem for usar armadilhas deve protocolar pedido de autorização junto ao Ibama.

CAÇADORES

Dois moradores de Araçatuba já estão inscritos no escritório regional, que recebeu dezenas de contatos depois da normativa. Sem o comunicado prévio, quem matar o bicho comete crime ambiental, cuja pena é detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500 por indivíduo abatido. Nos últimos anos, bandos de javaporco foram avistados em Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Bilac, Santópolis do Aguapeí e Valparaíso, conforme autoridades ambientais.

Fonte: www.folhadaregiao.com.br  / Sérgio Teixeira

Veja também:
Parceiros
© Copyright 2012 BASTOS JÁ. Política de Privacidade | by designer - E.I.G Soluções