segunda-feira, 24 de Novembro de 2014
bannerAbs

Notícias / Regional

Descoberta de leite adulterado preocupa moradores da região

10/05/2013

06h42

A descoberta de leite adulterado no Rio do Grande do Sul tem repercutido em todo o país, inclusive na região de Presidente Prudente. Quem costuma consumir o produto está preocupado com a qualidade do leite vendido na cidade.

“Insegurança a gente tem porque tem filho e é um produto que a gente ingere muito. Isso causa uma preocupação”, comenta o segurança Alex Bruno Novaes.

Os leites adulterados são das marcas Italac, Latvida, Mu-Mu e Líder, algumas dessas marcas também são distribuídas na região. O leite Líder, por exemplo, é o que aparece em destaque em alguns pontos de vendas de Prudente.

A fraude era feita pelos transportadores no caminho entre o produtor e indústria. Antes dos caminhões partirem para a coleta diária, os fraudadores adicionavam nos tanques água e ureia com formol, substância considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como cancerígena.

A nutricionista Patrícia Zacarias explica que a pessoa não vai ter sintomas ao beber um copo de leite, mas que se for ingerido com frequência pode trazer danos à saúde.

“O formol, com o tempo, é acumulativo no organismo e ele pode desenvolver um câncer. Nos leites que foi encontrada a água contaminada a pessoa pode apresentar uma hepatite A, uma cólera, a febre tifoide e amebíase. São problemas gastrointestinais que a pessoa pode desenvolver tomando esse leite”, explica a especialista.

O SPTV entrou em contato com as empresas Italac, Mu-Mu e Líder. Por meio de nota as três disseram que foram problemas pontuais no Rio Grande do Sul e que os lotes de produtos adulterados já foram recolhidos. A reportagem também tentou falar com a Latvida, mas não teve retorno.

Clique aqui para conferir a lista dos lotes adulterados e as orientações do Procon-SP.

Fonte: www.ifronteira.com.br 

Veja também:
Parceiros
© Copyright 2012 BASTOS JÁ. Política de Privacidade | by designer - E.I.G Soluções