quarta-feira, 23 de Abril de 2014
bannerAbs

Notícias / Regional

Sítio em Junqueirópolis pode ter petróleo e gás

23/10/2013

11h23

Fonte: www.ocnet.com.br / Portal Regional

JUNQUEIRÓPOLIS - Um sítio localizado no município de Junqueirpopolis entrou no lote da Agência Nacional do Petróleo como possível local para exploração de petróleo e gás natural.

No subsolo desse sítio  em Junqueirópolis existe hidrocarboneto, o que se origina gás e petróleo. Informações dão conta de que o governador Geraldo Alckmin já teria recebido comunicado sobre a abertura do pré-edital para eventuais interessados em explorar petróleo e gás natural no estado de São Paulo, no caso, em Junqueirópolis.

O sítulo faz parte da Bacia do Paraná, que começa em Goiás e termina na Serra Gaúcha. A propriedade foi pesquisada sismicamente pela equipe da Georadar em 27 de abril de 2010. Os trabalhos de pesquisa aconteceram entre Junqueirópolis e Santo Anastácio e foram até o ano de 2011.

Administração municipal

O prefeito de Junqueirópolis, Hélio Furini, que estava em viagem, disse que não recebeu nenhum comunicado oficial do Palácio dos Bandeirantes a respeito do pré-edital.

Furini afirmou que está na expectativa de que apareçam eventuais empresas interessadas em investir na exploração. “É uma boa para a nossa cidade e região, com a perspectiva de grandes investimentos”, comentou o prefeito. Hélio Furini disse que retorna na sexta-feira e pretende fazer um levantamento mais detalhado sobre o assunto.

Nacional

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) divulgou que será aberto, no próximo mês, o pré-edital de licitações para a outorga dos contratos de concessão para as atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Naturais. As áreas a serem licitadas estão em diversos blocos com riscos exploratórios no País, conforme pesquisa sísmica feita em 2011.

As informações referentes ao pré-edital estão no site da Agência (www.anp.gov.br). Consta que o credenciamento das empresas tanto do Brasil como de outros países interessados em investir nesta exploração de petróleo e gás será feito no dia 27 de novembro às 15h, quando serão atendidos os representantes credenciados das sociedades empresariais que queiram participar, até as 18h. Está previsto, inicialmente, que nos dias 18 e 29 de novembro aconteçam apresentações das ofertas.

De acordo com as informações divulgadas, são 240 blocos com risco exploratório, localizados em 13 setores de sete bacias sedimentares brasileiras no Acre - Madre de Dias; Paraná; Parecis; Parnaíba; Recôncavo; São Francisco e Sergipe-Alagoas. Esses blocos fazem parte da 12ª rodada de licitações realizada no mês de agosto deste ano.

Se houver interessados, a previsão dos mais otimistas é que a exploração seja iniciada no primeiro semestre de 2014, trazendo grande movimentação à região.

Veja também:
Parceiros
© Copyright 2012 BASTOS JÁ. Política de Privacidade | by designer - E.I.G Soluções