domingo, 24 de Setembro de 2017
bannerAbs

Notícias / Local

Horário de verão 2017/2018 está previsto para começar em 15 de outubro

12/09/2017

07h30



Redação Bastos Já – colaborou com informações o Jornal Folha do Povo (Tupã)

O horário brasileiro de verão 2017/2018 está previsto para iniciar em 15 de outubro próximo, ou seja, daqui a 33 dias. Está edição do horário de verão deverá terminar às 23h59 do dia 17 de fevereiro do próximo ano, segundo informa o site do Google.

O governo garante que a medida tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica, principalmente, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

O horário de verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Com a medida, instituída pela primeira vez em 1931, é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18 e as 21 horas, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo.

Vale lembrar que no verão o consumo de energia cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial na época do Natal. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão. As análises também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia.

Veja também:
© Copyright 2012 BASTOS JÁ. Política de Privacidade | by designer - E.I.G Soluções