quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
bannerAbs

Notícias / Local

Etec: Estudantes das classes descentralizadas de Bastos comemoram a Semana Paulo Freire

31/05/2018

09h44


VEJA MAIS FOTOS NO FINAL DA MATÉRIA

Por Bastos Já – com informações da Etec Engenheiro Herval Bellusci em Bastos

Entre os últimos dias 8 e 10, terça e quinta-feira da segunda semana deste mês, os estudantes e professores das Classes Descentralizadas da Etec Engenheiro Herval Bellusci em Bastos homenagearam, com várias atividades, Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros.

As atividades envolveram alunos e professores dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Recursos Humanos e Transações Imobiliárias. “Foram realizadas palestras educativas, visando a complementação pedagógica dos alunos”, informou a professora Roseli Santana Dantas.

Na abertura, dia 8, aconteceu a palestra “A Transformação do Ambiente Urbano e Arboviroses”, ministrada pelo professor Valdeir da Silva. Ainda no mesmo dia, a advogada e aluna Ananda Vieira de Pina foi responsável em ministrar a palestra “O Menor Infrator e a Atualidade”.

Em 9 de maio, segundo dia do evento, foram ministradas mais duas importantes palestras, a exemplo das anteriores: “Reforma Trabalhista” pela advogada e aluna Lucilene Aparecida da Silva; e “Segurança da Transformação na área de gestão e negócios” pelo professor Ivan Fernandes dos Santos.

Fechando com chave de ouro as comemorações, no dia 10, mais duas palestras abrilhantaram o evento. A primeira, ministrada pela aluna Amanda Sampaio Alves foi a palestra “A Tragetória de uma Aluna da Etec até o Estágio Remunerado”. A segunda foi a palestra “Tinha uma Pedra no Meio do Caminho” apresentada pelos alunos Adriano Campos José e Leandro Aparecido da Silva e mediada pelos professores Cleiton Alves da Silva, Eliane Fantin Leite e Roseli Santana Dantas.

Homenageado

O pernambucano Paulo Freire, que nasceu em 1921 e faleceu em 1997, foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político.

Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Paulo Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido - traduzido para 25 idiomas - e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Ao falecer em maio de 1997 na cidade de São Paulo, o educador deixou mais de 40 livros publicados. Em 2012, foi sancionada uma lei federal que declarou Paulo Freire patrono da educação brasileira.

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Veja também:
© Copyright 2012 BASTOS JÁ. Política de Privacidade | by designer - E.I.G Soluções